Livro "Santiago: em algum lugar do passado" autor Fábio da Rosa Monteiro

    "O estudo da história, desde os primórdios, sempre se fez presente, para que com base nos acontecimentos passados, se compreenda a sociedade atual. Lugares, prédios, objetos, fontes orais, naturais, tudo, faz parte da evolução do tempo que chamamos de história.
      Em Santiago não é diferente. No contexto da história do Rio Grande do Sul, nosso município traz em sua origem a marca das reduções jesuíticas, da formação guarani, colonizada por sangue espanhol e português, no tempo em que as terras eram disputadas a pata de cavalo por Portugal e Espanha, deixando de lado o verdadeiro dono de tudo: - o índio guarani. Com o passar do tempo, Santiago absorveu outros povos, italianos, alemães, árabes, turcos, japonês, e outras mais etnias, que deram a característica do nosso povo atual.
     Assim, a história foi sendo construída e passada de geração a geração, de pessoas que hoje fazem parte do imaginário popular, que contribuíram de maneira expressiva ou silenciosa para que hoje sejamos o polo regional do Vale do Jaguari. Em algum lugar do passado, na memória, nas conversas, estão esses ilustres cidadãos que em rodas de chimarrão, temos a certeza que são lembrados. Porém, para lembrarmos nossa origem, faz-se necessário mergulharmos na origem do nosso Município.[...]"

MONTEIRO, Fábio da Rosa. Santiago: em algum lugar do passado. 2019. pág.17 

Você pode aquirir o livro com o autor ou entrando em contato com a 
Casa do Poeta de Santiago.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Escritoras selecionadas para o vol. 13 do livro Infinitamente Mulher

Resultado Concurso Nacional de Poesia Oracy Dorneles 2022

Vem aí: volume 13 Infinitamente Mulher