segunda-feira, 27 de junho de 2011

Eu, coisificado

Após a leitura do poema: “Eu, etiqueta”, de Carlos Drummond de Andrade, chega-se a triste conclusão que o protagonista é alguém extremamente perturbado com o consumismo que lhe é imposto pela mídia. Extremamente nós mesmos. Personifica a nossa geração, com excesso de vaidades, marcas e etiquetas ,e, que está se sentindo uma coisa, um simples objeto de consumo. Estamos perdendo nossos valores mais caros e humanizantes, para os rótulos, marcas e símbolos das grandes indústrias, fábricas e revendas. Passamos a viver como meros consumidores, onde o ter sobrepõem-se ao ser. Torna-se imprescindível uma atitude, para que possamos diminuir o consumismo que consome nosso 'ser humano'.

Os atuais programas televisivos são, em sua maioria, emburrecedores e com uma carga intensa de propaganda, de produtos direcionados aos jovens que, no geral, aceitam com mais facilidade o que lhes chega como produto final, e, sem maior criticidade, passam a ser algo de vital importância.

Ainda, existe um trabalho contínuo e crescente, de forma dissimulada, em demonstrar que os educadores, pais e a própria sociedade são os responsáveis de os jovens não alcançarem a sua felicidade plena, nos campos sociais e econômicos. Que nossos jovens - 'os modernosos' - cometem delitos e extravagâncias como uma válvula de escape para suas frustrações.

A sociedade atual - nós - precisa(mos) encontrar um equilíbrio, uma chave racional que feche o 'shopping center da superficialidade' ou seremos, cada vez mais: “EU, ETIQUETA”... “EU, ROBÔ”... “EU, COISIFICADO.”

Clodinei Silveira Machado
silveiraselva@ibest.com.br
Santo Ângelo, RS



Se você quiser divulgar neste espaço, envie seu seu trabalho para casadopoeta.stgo@gmail.com com os seguintes dados: nome completo; foto; blog (se tiver); e-mail para contato e cidade/estado.


ATENÇÃO: A Casa do Poeta de Santiago não se responsabiliza pelo conteúdo dos artigos ou pelas idéias expressadas por estes. Os artigos publicados neste espaço são de inteira responsabilidade dos seus respectivos autores, e expressam as idéias pessoais dos mesmos.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...