Adorável .... Aqui se faz a devida citação de um dos maiores poetas da lingua portuguesa .... Fernando Pessoa .... e que bom que não se tenha plagiado o escrito .... Isto tão sómente porque lamento que uma das directoras, dessa casa que se requer como espaço literário e cultural, o tenha feito no seu blog Ilusões de ótica, que em vêz de comunicar a citação de Fernando Pessoa, apresentou o texto como tenha sido no seu todo elaborado por si, e passo a transcrever .... Por Janice Trombini ( e não por Fernando Pessoa como seria de esperar ).... há que lamentar tendo em conta que uma pessoa com um cargo tão importante numa casa de cultura que deve preservar os direitos autorais e evitar o plágio, tenha contrariado estes princípios no seu próprio blog. Penso ser bastante útil que desta forma se retrate e se corrija essa situação indevida que é até de certa forma ilegal face ao direito penal e direito autoral observado pelas normas ISO (International Standard Organization) norma ISO 690-2 - Information and documentation - Bibliographic references. Algo que tambem vem sendo regulamentado no vosso país através da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Deixo no respeito que me merecem todos os que coabitam com a vivência e divulgação cultural, um sentido voto sucesso dentro dos conceitos de elevada qualidade que qualquer casa de cultura e seus associados merecem. Agradecendo que meu comentário seja publicado, o meu bem haja por me sentir lido. Carlos Jorge Oliveira.
Prezado Carlos. Muito nos honra seu comentário neste blog. E concordo totalmente com suas considerações, sendo totalmente contra plágios e "inspirações" com base no que foi produzido por outros grandes autores, a exemplo do grande Fernando Pessoa, escritor por demais admirado no Brasil e no mundo e que é um orgulho para Portugal. Tenho o máximo respeito por sua obra e por seu pensamento. E lamento que nossa colega tenha feito uso de seus escritos sem dar o devido crédito. Ficou feio para ela, sem dúvida. Procuramos sempre destacar e honrar o trabalho dos grandes escritores de nosso planeta, pois acreditamos que a arte é universal e não tem fronteiras. Infelizmente a diversidade de pensamentos se manifesta de maneira que nem todos agem do mesmo modo. O respeito que um tem o outro deixa a desejar. Só me resta pedir desculpas a ti, como leitor, por esse equívoco. Mas tenha a certeza de que neste blog, da Casa do Poeta, mantido pela diretora Tainã Steinmetz sempre será respeitado o livre pensar e principalmente a vida e a obra dos imortais da literatura mundial.
Um fraterno abraço!!
Anônimo disse…
Caro Carlos Jorge de Oliveira.
Sinto-me ao mesmo tempo envergonhada e agradecida pelo comentário que fez no blog da Casa do Poeta, sobre uma postagem de um texto de Fernando Pessoa, o qual tenho maior admiração e respeito por suas obras e portanto nunca faria propositadamente uso indevido de seu nome. Se acaso, ocorreu, foi realmente um erro lamentável não ter colocado seu nome abaixo, mas apenas postei um texto, o qual não sei "o qual se refere". Também repudio o uso indevido de textos e plágios, mas agradeço muito a citação. O ocorrido foi uma infelicidade a parte, mas agradeço mais uma vez por ter avisado e corrigido, pois tomarei mais cuidado, da próxima vez em que publicarei um texto deste grande autor.
Atenciosamente. Janice Trombini Secretária da Casa do poeta de Santiago
RELAÇÃO DE ESCRITORAS SELECIONADAS PARA PARTICIPAR DA ANTOLOGIA INFINITAMENTE MULHER VOL.14 1. Abigail Favero Pinto 2. Aldorete Martins 3. Alexsandra Terra 4. Aline Soares Antunes 5. Amanda Padilha 6. Amberi Finamor Ferreira 7. Ana Cláudia Machado Grossi 8. Ana Laura Rosado Ramos 9. Ana Paula Britto Machado 10. ...
Estão abertas as inscrições para décima quarta edição da antologia Infinitamente Mulher. A obra reúne textos, de todos os gêneros, de mulheres nascidas ou que moram em Santiago, Terra dos Poetas. REGULAMENTO - Qualquer escritora, de qualquer idade com qualquer gênero literário, poderá participar do livro, desde que seja moradora da cidade de Santiago ou que tenha nascida na cidade; - Os textos devem ser enviados para o e-mail infinitamentemulher8@gmail.com , contendo uma biografia da autora (máximo 2 linhas) e contatos (e-mail, telefone, etc - os contatos que cada autora preferir divulgar); - O prazo final para enviar os textos é 08 de fevereiro de 2025. Os textos que forem enviados após essa data não serão incluídos no livro; - Serão aceitos apenas os textos enviados para o e-mail supracitado; - Cada escritora poderá enviar apenas um texto, não podendo ultrapassar 02 páginas (os textos que excederem o número de páginas não serão aceitos) ...
Ocorreu na noite de sexta-feira, 11.04.20215, no Centro Cultural de Santiago o lançamento da segunda edição da antologia CANTARES II. Uma noite de muita alegria e cultura, que contou com a participação de um expressivo público que foi conhecer os mais novos escritores e escritoras da Terra dos Poetas. Cantares II é uma antologia que reúne textos de criança e jovens da Terra dos Poetas, organizado e coordenado por Rose Antunes e a Casa do Poeta de Santiago, com financiamento da Lei Federal Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195/2022), executada pela Prefeitura de Santiago, através do Edital 006/2023 – Demais Áreas da Cultura. Veja algumas fotos
Comentários
Aqui se faz a devida citação de um dos maiores poetas da lingua portuguesa .... Fernando Pessoa .... e que bom que não se tenha plagiado o escrito .... Isto tão sómente porque lamento que uma das directoras, dessa casa que se requer como espaço literário e cultural, o tenha feito no seu blog Ilusões de ótica, que em vêz de comunicar a citação de Fernando Pessoa, apresentou o texto como tenha sido no seu todo elaborado por si, e passo a transcrever .... Por Janice Trombini ( e não por Fernando Pessoa como seria de esperar ).... há que lamentar tendo em conta que uma pessoa com um cargo tão importante numa casa de cultura que deve preservar os direitos autorais e evitar o plágio, tenha contrariado estes princípios no seu próprio blog.
Penso ser bastante útil que desta forma se retrate e se corrija essa situação indevida que é até de certa forma ilegal face ao direito penal e direito autoral observado pelas normas ISO (International Standard Organization) norma ISO 690-2 - Information and documentation - Bibliographic references. Algo que tambem vem sendo regulamentado no vosso país através da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).
Deixo no respeito que me merecem todos os que coabitam com a vivência e divulgação cultural, um sentido voto sucesso dentro dos conceitos de elevada qualidade que qualquer casa de cultura e seus associados merecem.
Agradecendo que meu comentário seja publicado, o meu bem haja por me sentir lido.
Carlos Jorge Oliveira.
Muito nos honra seu comentário neste blog. E concordo totalmente com suas considerações, sendo totalmente contra plágios e "inspirações" com base no que foi produzido por outros grandes autores, a exemplo do grande Fernando Pessoa, escritor por demais admirado no Brasil e no mundo e que é um orgulho para Portugal. Tenho o máximo respeito por sua obra e por seu pensamento.
E lamento que nossa colega tenha feito uso de seus escritos sem dar o devido crédito. Ficou feio para ela, sem dúvida.
Procuramos sempre destacar e honrar o trabalho dos grandes escritores de nosso planeta, pois acreditamos que a arte é universal e não tem fronteiras. Infelizmente a diversidade de pensamentos se manifesta de maneira que nem todos agem do mesmo modo. O respeito que um tem o outro deixa a desejar. Só me resta pedir desculpas a ti, como leitor, por esse equívoco. Mas tenha a certeza de que neste blog, da Casa do Poeta, mantido pela diretora Tainã Steinmetz sempre será respeitado o livre pensar e principalmente a vida e a obra dos imortais da literatura mundial.
Um fraterno abraço!!
Sinto-me ao mesmo tempo envergonhada e agradecida pelo comentário que fez no blog da Casa do Poeta, sobre uma postagem de um texto de Fernando Pessoa, o qual tenho maior admiração e respeito por suas obras e portanto nunca faria propositadamente uso indevido de seu nome.
Se acaso, ocorreu, foi realmente um erro lamentável não ter colocado seu nome abaixo, mas apenas postei um texto, o qual não sei "o qual se refere".
Também repudio o uso indevido de textos e plágios, mas agradeço muito a citação.
O ocorrido foi uma infelicidade a parte, mas agradeço mais uma vez por ter avisado e corrigido, pois tomarei mais cuidado, da próxima vez em que publicarei um texto deste grande autor.
Atenciosamente.
Janice Trombini
Secretária da Casa do poeta de Santiago