No embalo de sábado à noite

Costumavam ouvir essa música durante todos os sábados à noite que saíam. Era sagrado. Quase regra. No mesmo bar de sempre. Aquele, da Avenida Brasil, lembra? Um lugar tão aconchegante que ele se sentia a vontade até mesmo de tirar os tênis, já que sempre tivera um dia cansativo, cheio de trabalho e correria. Ela não dizia nada. Aliás, ela nunca disse nada a ele. Nunca se referia a ele como seu parceiro ou alguém que amasse. Ela não o amava. Ele a amava. Muito. Chegava a ficar sem respirar só de pensar em perdê-la. Guardava todas as fotos que tiraram juntos em um quarto apenas de fotografias. Era completamente louco. E de tão louco, não enxergava problemas em negócios. E era essa a condição: estarem todos os sábados à noite em um bar na Avenida Brasil, tomando uma xícara de café e comendo uma empada. Perguntar se está tudo bem, é quase impossível. Ela não queria papo de jeito nenhum. Só estava ali, cumprindo o trato que tanto prometeu a ele, em troca de dinheiro. Um sábado, que poderia ser um sábado qualquer, mas foi aquele sábado, dia 21 de novembro, em pleno inverno rigoroso, o único dia do ano que o bar da Avenida Brasil fez um baile. Não era social. Era um baile qualquer. Tocavam-se músicas da época como Cindy Lauper, Bon Jovi e outros sons interessantes. Eles não sabiam. Nem se quer se arrumaram, mesmo não sendo um baile elegante. Mas estavam lá. Tomando suas xícaras de café e comendo suas empadas. Ele nem comera mais. Só a observava. Achava linda a forma como ela comia, tocava nos cabelos, olhava pro relógio, louca pra sair dali e pegar seu pagamento. Ele resolveu pedir uma tequila. Ela o olhou com uma cara meio estranha e sorriu. Ele não estava acreditando naquilo. Ela nunca dera um sorriso a ele. Foi então que ele pediu uma tequila para ela também. Os dois tomaram seu copo de tequila. Ele perfurava o olhar dela e ela perfurava o olhar dele, mesmo que tenha sido pela primeira vez de anos. Passaram-se minutos, horas... Ela ainda estava ali, já no terceiro copo de tequila, quando, já meio embalada, questionou-o "por quê?". Ele estava desatendo, pois ficava alucinado toda vez que a enxergava. Ela repetiu mais alto, "por que eu?". Pensativo, ele não tinha nenhuma sombra de dúvidas e respondeu, "não vês que és a mulher mais bela da face da Terra?". Fazia meses que ela não ouvira a voz dele. Ficou até sem graça, mas voltou a conversar. E assim ficaram por horas conversando, discutindo sobre a vida alheia e sobre suas próprias vidas. Estavam, após anos, se conhecendo, ou reconhecendo, eu deveria dizer. Passaram a noite com tequila e músicas. Sua única e última noite. Já era tarde. Ela levantou-se e anunciou sua ida para casa. Ele quis a levar, mas ela não quis. Queria ir sozinha. Ele a acompanhou até a frente do bar, quando um garçom lhe disse: "por que o senhor está falando sozinho?".

Fernanda Fávero Alberti
http://poeta-de-privada.blogspot.com
Santiago, RS



Se você quiser divulgar neste espaço, envie seu seu trabalho para casadopoeta.stgo@gmail.com com os seguintes dados: nome completo; foto; blog (se tiver); e-mail para contato e cidade/estado.


ATENÇÃO: A Casa do Poeta de Santiago não se responsabiliza pelo conteúdo dos artigos ou pelas idéias expressadas por estes. Os artigos publicados neste espaço são de inteira responsabilidade dos seus respectivos autores, e expressam as idéias pessoais dos mesmos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Escritoras selecionadas para o vol. 13 do livro Infinitamente Mulher

Resultado Concurso Nacional de Poesia Oracy Dorneles 2022

Vem aí: volume 13 Infinitamente Mulher